Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A despedida da cantora, atriz e empresária brasileira Preta Gil, que morreu neste domingo (20) aos 50 anos, em Nova York, ainda é incerta. Filha do renomado músico Gilberto Gil, Preta estava nos Estados Unidos desde maio, buscando tratamentos avançados, inclusive experimentais, em um hospital especializado. Para que seja enterrada no Brasil, a família está com um pedido de repatriação – concessão do traslado de corpos de brasileiros falecidos no exterior.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Pelas redes sociais, a família divulgou uma nota, lamentando a morte da artista e afirmando que agora cuida dos procedimentos para trazê-la ao Brasil.
– É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas” – disse a nota, publicada no perfil do seu pai, Gil.
Repatriação
A última pessoa a repercutir na mídia quanto a esse translado foi a publicitária Juliana Marins, de 26 anos, morreu 32 horas depois de cair do vulcão Rinjani, na Indonésia. Inclusive, o presidente Lula alterou as diretrizes desse processo.
O protocolo depende da coordenação com autoridades americanas para liberação do corpo. Também, da emissão de documentos de óbito e certificados necessários. Além do envio até o primeiro ponto de entrada no Brasil, com garantia de privacidade e acompanhamento ao longo de todo o processo.
Preta Gil
Filha do cantor Gilberto Gil com Sandra Gadelha, Preta Maria Gadelha Gil Moreira faria 51 anos em poucos dias, em 8 de agosto. Ela deixa um filho, Francisco Gil. Dona de uma risada contagiante e um talento que trazia no sangue, ela lançou seu primeiro disco, Prêt-à-Porter em 2003. E a capa, onde aparece nua e com partes do corpo cobertas apenas por fitas do Senhor do Bonfim, chamou atenção da mídia nacional. Mas sua voz e música acabaram se impondo e ela engatou uma carreira com quatro discos e shows por todo o Brasil, além de participação em blocos de carnaval.
Em início de junho, ela publicou em suas redes sociais sobre mais uma etapa de tratamento em Nova York.
Preta descobriu o câncer no intestino no início de 2023. O diagnóstico impediu que seu bloco de carnaval, o Bloco da Preta, saísse naquele ano. Na época, ela disse:
– Estive nos últimos seis dias internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio, por conta de um desconforto que vinha sentindo e graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um adenocarcinoma na porção final do intestino.
A última edição da festa foi no ano seguinte, 2024, e marcou os 15 anos do bloco.
Repercussão
O filho Francisco ainda não se pronunciou nas redes sociais. Amigos próximos e demais figuras públicas falaram sobre a artista e figura icônica. Veja algumas das mensagens.
A irmã, chefe e apresentadora Bela Gil publicou:
"Minha maior grande perda! Minha eterna inspiração e alegria.♥️"
Ivete Sangalo
Luciano Hulk publicou mais uma homenagem